sexta-feira, 15 de dezembro de 2006

Inaugurando pelo começo

Embora possa parecer redundância, enfatizo a ausência desta no título desse post inaugural do Filmog - Crítica Irreverente. Afinal, antes de começar as atividades de postar meus comentários sobre os lançamentos nos cinemas e sobre premiações cinematográficas (que aliás estão em extrema atividade nesse trocar de ano), queria prestar uma homenagem que relembra o começo de tudo.

Na verdade, estou sendo meio nepotista afinal a homenagem é direcionada a meu antigo blog de críticas, que com o passar do tempo acabei deixando de lado. Mas se eu não lembrar dele, ninguém o fará por mim. Ele se chamava justamente Filmog - Crítica Irreverente, nome que quis manter aqui pois sempre foi um nome que adorei ter criado. A irreverência da crítica reside no fato de que eu não sou crítico, nem sou um nato entendedor de cinema como muitos alegam ser sem sê-lo. Eu curto cinema, gosto muito de cinema e entendo um pouco dele também. Seria falsa modéstia afirmar esse "pouco entendimento"? Julgo que não, afinal, os referenciais sempre são diferentes de pessoa para pessoa. Por isso que minhas críticas variam pelo técnico, pelo emocional, pelo artístico, enfim, a irreverência está inscrita nelas.

O início dessas irreverentes críticas se deu em 14 de março de 2004, quando abri o site no portal de blogs do Blig. E ainda tinha inventado um codinome para minha pessoa de Cithunema (que ainda é meu nome por lá), mas essa adição de minha primeira sílaba nessa que é a palavra mais bela do mundo não colou. "Na companhia do medo" foi o primeiro filme criticado, um terror psicológico com a vencedora do Oscar Halle Berry que não escolheu bem seus filmes após ganhar seu carequinha dourado. Infelizmente, minha vontade de criticar os filmes ocorreu somente até novembro do mesmo ano. eu voltava ao blog tentando reavivá-lo, com lista de melhores do ano 2004 logo no início de 2005, ou mesmo para falar sobre os indicados ao Oscar da premiaçào desse ano que está terminando. Enquanto estava nos Estados Unidos, a falta do que fazer de algumas tardes me levou a criticar um filme, "A casa do lago". Mas a crítica está longe do que gostaria de ter escrito sobre o filme. Nesse ano de 2006, eu ainda tinha remodelado o visual do site, colocando fotos de dois soberbos diretores no topo da página (Stanley Kubrick, de "Laranja mcânica", e Milos Forman, de "Amadeus"), além de outras duas de dois excelentes filmes: "O senhor dos anéis - O retorno do rei" e "Marcas da violência".








Devo admitir que minha preocupação com o estético do site também foi fator pelo qual deixei de escrever no antigo Filmog. O limite de espaço para fotos postadas no site havia chegado perto do fim, impossibilitando novas fotos. Com isso, o site seria puramente vocabular, o que não é nada atraente em um website. Mas esse novo portal não tem esse problema. A questão agora é vencer o natural desinteresse pelo site com o passar dos meses, contra o qual já criei a arma de que não preciso escrever críticas imensas sobre todos os filmes vistos nos cinemas. Muitos deles nem merecerão tal feito, por isso bastaria comentários como vinha fazendo no meu blog de viagem Thúlio por Throdo.

Enfim, termino aqui esse post inaugural. Começa nessa sexta-feira, 15 de dezembro de 2006, sexta-feira a qual não fui ao cinema (e nem para a aula que me impede de ir a ele como ia durante os anos anteriores). Mas logo postarei um texto sobre a fase de premiações desse ano que já está em polvorosa com a divulgação dos indicados ao Globo de Ouro, ontem à tarde. Críticas mesmo, só quando for ao cinema (o que demorar não deve)!

Nenhum comentário: