quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Retrospectiva 2007

Como tudo na vida, o ano de 2007 chegou ao fim, e com isso mais um ano de muitos filmes vistos e revistos. Fico, porém, encabulado em escrever “muitos”, uma vez que esse foi um ano de queda drástica no número de filmes vistos. Não foram deixados de lado os que estreavam nos cinemas (com raras exceções), mas a freqüência de filmes vistos fora dos cinemas foi lamentável. Cheguei a passar seis dias sem ver um filme sequer em três ocasiões diferentes.

Do pouco que escrevi nesse blog durante o ano de 2007, deixei claro que a vida mudou, novos objetivos surgiram enquanto outros foram atingidos ou alterados por aspirações ainda maiores. Cursar uma faculdade e manter minha freqüência cinematográfica da época do ensino médio é algo inviável, mesmo que não impossível durante certos dias.

Como retrospectiva qualitativa do ano, sempre componho minhas listas dos melhores e piores. A ordem não é aleatória, muito embora com o tempo eu tenda a querer alterar tal filme ou outro; mas a lista se mantém, afinal fica para mim como um retrato fiel do meu pensamento assim que o ano terminou. Vamos às listas:

Os melhores filmes vistos nos cinemas em 2007:

Sempre divulgo 10 filmes nessa lista mas este ano colocarei as menções honrosas numa lista de 20 filmes.

1. Filhos da Esperança
2. Pecados Íntimos
3. Maria Antonieta
4. Zodíaco
5. O hospedeiro
6. A Rainha
7. Cartas de Iwo Jima
8. O ultimato Bourne
9. Ratatouille
10. Tropa de Elite

11. O despertar de uma paixão; 12. Superbad – É hoje; 13. Saneamento Básico – O filme; 14. Quebra de confiança; 15. Lady Vingança; 16. Borat: O segundo melhor repórter do glorioso país Cazaquistão viaja à América; 17. Os donos da noite; 18. Babel; 19. Possuídos; 20. Notas sobre um escândalo

Os piores filmes vistos nos cinemas em 2007:

Francamente, sempre que saio de uma sessão de filmes como esses, me dá vontade de parar de querer conferir todas as estréias (mas eles não me vencerão). Destaque: esse ano não vi o filme da Xuxa, logo não estranhemos a ausência do seu último filme nessa lista.

1. Inesquecível
2. Operação: Limpeza
3. Norbit
4. A estranha perfeita
5. O ex-namorado da minha mulher
6. O dono da festa 2
7. Deu a louca em Hollywood
8. Turistas
9. Sangue e chocolate
10. Primo Basílio

Os melhores filmes vistos fora dos cinemas em 2007:

Como já expliquei, esse ano vi poucos filmes em casa; logo, essa lista que costuma ter 20 filmes devido ao grande número de bons filmes de que corro atrás, será de apenas 10, refletindo a queda na qualidade dos próprios filmes que vi. Entretanto, há muitos bons filmes, afinal fora no ano de 2007 que consegui atingir minha meta de ver todos os vencedores do Oscar da história da premiação na categoria principal.

1. Donnie Darko
2. Uma rua chamada pecado
3. Minha bela dama
4. Luzes da cidade
5. A vida dos outros
6. Amor sublime amor
7. A ponte do rio Kwai
8. Halloween
9. Grande Hotel
10. A voz do coração

Faço uma ressalva similar à de 2006 para alguns filmes que pude conferir esse ano mas que venham a estrear no Brasil (ou Aracaju mesmo) apenas em 2008. Em 2006, foi Pecados Íntimos que ficou prometido de entrar nos meus 10+ de 2007. Esse ano tenho em mente que o maravilhoso musical Once figurará em 2008 como um dos melhores filmes do ano. Simples, independente, original e com uma trilha composta de músicas adoráveis faz do filme algo obrigatório. Pena que é um filme pequeno demais para atingir maiores audiências.

Enfim, o ano de 2007 em números:

378 filmes não diferenciados (1,03 filmes por dia) - 172 nos cinemas (45%)
335 filmes diferenciados (0,91 filmes por dia)
238 filmes novos (0,65 filmes por dia)
129 dias sem filmes (25% do ano)

O primeiro valor se refere a experiência cinematográficas em geral, não importa de seja de filme repetido ou não; e de pensar que em 2005 esse valor foi de 662, fica clara a mudança dos tempos. O segundo valor leva em conta o número real de diferentes filmes vistos no ano, numa grande redução do valor de 453 do ano de 2006. O terceiro valor não precisa de explicações, e representa exatamente 100 filmes a menos que o ano anterior, que também não atingira a minha meta de um filme novo por dia que só consegui atingir em 2005, quando esse valor foi de 417. E passando de 105 dias para 129 dias "afílmicos" de 2006 para 2007.

O que esperar de 2008? Há muito tempo que queria deixar a lista do post anterior, afinal ela sinalizaria uma operação tapa-buracos nesse blog. Torçamos, então, por novos tempos sem esses buracos, com a velha premissa do blog: postar os filmes que vejo nos cinemas e, quem sabe, alguns destaques vistos fora desses.

Que início de ano seria chamado como tal se não citasse o eminente Oscar, a acontecer em fevereiro? O Globo de Ouro já está praticamente na cara (dia 13 de janeiro), e depois vem mais um mês de espera pela grande e um tanto supervalorizada cerimônia. Mas eu adoro, obrigado. E nesse período, grandes filmes estrearão por aqui finalmente. Grandes de acordo com os críticos americanos e outros cinéfilos que já tenham conferido os filmes; será a hora de pôr esses adjetivos à prova.

Thúlio Carvalho

Nenhum comentário: