sábado, 9 de fevereiro de 2008

O Suspeito

O Suspeito (Rendition, EUA, 2007)
122 min - Drama

Como comentário rápido, falaria apenas que o filme superou expectativas. Mas esse é um comentário apenas simplista, e também fruto de uma campanha pré-Oscar que não deslanchou, ou seja, o filme era puro material de Oscar, mas quando foi visto, a galera (leia-se, crítica) não viu isso tudo.

Realmente, não é aquele filme excelente, original, inovador. O filme apresenta porém integridade em sua simplicidade. A estória não é complicada (não os temas em si) assim como a de um (bastante superior) Syriana - A indústria do petróleo, mas envolve o quanto pode justamente por permitir um conhecimento das personagens.

Escrevendo sobre esse envolvimento, na verdade, veio um porém encontrado no quesito atuações. A recente vencedora do Oscar Reese Witherspoon não faz muito no filme, apenas não se deixa cair, exceto pela cena final em que para mim pecou pela inexpressividade (sem falar na criança que faz seu filho). Boa parte do elenco é apenas normal. Entretanto, assim que vi Peter Sarsgaard no filme, me deu uma sensação de saudade, aquela que se sente de um bom ator quando já fazia um tempinho que não o via atuar e, novamente, bem. Streep é quem sempre dispensa comentários, afinal com ela não sei se ela está sempre ótima ou se já comecei a ser completamente parcial quanto a ela; e sei que a primeira alternativa é a mais correta.

Há uma pequena surpresa no clímax do filme, que francamente não estava esperando. Depois que ela passa, há um sentimento de exagero na tensão mostrada em uma das sequências concomitantes. Além disso, é apenas nesse clímax que surge uma resposta para a necessidade de contar a estória de certos personagens. Mas a resposta verdadeira talvez estivesse na real intenção do filme: denúncia. Ao assistir a filmes como esse, sobre terrorismo e efeitos do 11/09, temos que ter em mente que um de seus maiores objetivos é justamente esse. E se há algo que o filme nos leva a pensar é em como é tudo tão acobertado por enormes tubarões que encenam sempre para os pobres peixinhos.


Thúlio Carvalho

Nenhum comentário: